Make your own free website on Tripod.com

A REVISTA ELETRÔNICA DA GESTÃO!

Série Empresarial

RESUMO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO SITE

 

TRIADE PARA CONSTRUIR O FUTURO

EMPRESA VISIONÁRIA

A leitura deste artigo mostra os desafios que as organizações podem encontrar para se manterem vivas e modernas.
A idéia básica do texto é voltada para a cultura, valores e crenças, aprendizagem e a construção do futuro.

Uma empresa não precisa de muito para obter sucesso, basta compreender o universo de seu negócio e tratar bem essa relação, não agredindo os princípios básicos de si e das pessoas que formam a comunidade, envolvendo-as, informando-as adequadamente.

O FUTURO NAS EMPRESAS

DIGI-TRANSFORMAÇÃO

A antecipação e visão estratégica e o uso dos profissionais capacitados, uso de tecnologia como a internet, é a tônica para o sucesso da empresa do amanhã. Cabe aos planejadores de hoje vestir a camisa do amanhã.

O assunto que vamos ver hoje é voltado para todas as empresas, não importa se é da dita "nova economia" ou da "velha economia".
Basicamente o que afirmo são algumas das muitas regras essenciais que regem a "nova economia" que mesmo não sendo direcionadas totalmente, servem de alerta para as empresas tradicionais.

O QUE É ESTRATÉGIA

100 ANOS DE GESTÃO

A mudança tornou-se num assunto tão falado que chega a provocar irritação. Entretanto, uma das coisas mais importante no mundo dos negócios para enfrentar as constantes mudanças é a estratégia. Porém ela é simplesmente esquecida ou negligenciada.
Aqui proponho uma leitura resumida de um texto de - "Michael Porter", intitulado "*O QUE É ESTRATÉGIA, que com certeza irá propiciar este discernimento.

Chegamos ao ano 2001, e sendo assim resolvi compor uma retrospectiva do que aconteceu sobre gestão nos últimos 100 anos, fazendo um breve resumo em forma de time-line, iniciando em 1900 onde a moda foi a gestão científica e chegando no ano 2000 onde a gestão é eletrônica baseada essencialmente na tecnologia da informação.

PLANEJAMENTO = SUCESSO!

UM MODELO PARA A ESTRATÉGIA

O bom planejamento é crucial para o sucesso de qualquer empresa, porém para as empresas da nova economia deve ter um tratamento especial. Afinal está mais que na hora destas empresa darem retorno ao capital investido.

Grande parte das empresas estão com o foco voltado para seus processos operacionais, tratando somente do dia-a-dia, esquecem de dedicar esforços para formar uma boa base para competir no futuro, a esse esforço dá-se o nome de Raciocínio Estratégico.

UMA NOVA VISÃO DO ORÇAMENTO

A MENTALIDADE ENXUTA

O orçamento tradicional pode estar indo em direção a extinção, pois as empresas estão se tornando globais e mudando seu enfoque orçamentário da visão operacional para um plano financeiro global. O conceito de plano financeiro está substituindo o processo de orçamento operacional, permitindo aos gestores enfocarem em processos ou atividades que realmente agreguem valor.

O desafio das empresas atualmente é superar o individualismo existente onde a máxima ainda é "cada um por sí", onde a empresa otimiza o valor ao longo da cadeia de seu processo interno. A grande sacada é perceber que a otimização começa nos fornecedores e termina nos clientes.
O assunto de hoje é um resumo do excepcional livro "A Mentalidade Enxuta" escrito por James P. Womack e Daniel T.Jones

DOMINANDO OS NÚMEROS

CRIAÇÃO DE VALOR!

Conhecer bem os valores dos recursos aplicados na empresa, ter capacidade de elaborar projeções, saber qual é o verdadeiro valor do lucro, qual é o valor exato da geração operacional de caixa, saber quais são os recursos que estão envolvidos na atividade empresarial, saber tomar uma decisão se descontinua certo produto ou lança um novo, é uma atividade de domínio de poucos profissionais.

Para uma aeronave proceder seu plano de vôo com segurança e qualidade o piloto deve confiar totalmente na eficiência dos instrumentos. Nas empresas não é diferente, necessitamos de vários instrumentos, cuja leitura nos indique se estamos na rota certa, se teremos um pouso suave, enfim que mostrem constantemente a saúde da empresa, para que possamos tomar decisões.

A NOVA CONTABILIDADE

PLANEJADOR FINANCEIRO

O intuito não é contar a história da contabilidade nem descrever o seu funcionamento, o objetivo é expor alguns fatores que limitam ou não estão sendo observados atualmente na gestão das empresas.
A contabilidade não é uma especialidade técnica e limitada, mas sim uma ferramenta essencial para a renovação e transformação da empresa.

A economia brasileira mais estável está fazendo com que as pessoas se atentem mais a administração de seus recursos pessoais e de suas empresas.
No Brasil, até por questões de uma cultura inflacionária as pessoas não aprenderam a se programar ou racionalizar o uso do dinheiro, pois era uma verdadeira loucura com a inflação irracional corroendo e minando o poder de compra das pessoas. Para muitas pessoas o que restava era aplicar seus recursos na ciranda financeira.

HOME OFFICE

B2B-UM MODELO DE NEGÓCIO

O trabalho está mudando radicalmente, em vez de você ir até ele, ele virá até você!
Apesar de ser ainda um sonho para muitos, trabalhar em casa já é uma realidade. Isto tornou-se possível graças ao avanço das tecnologias de informações(celular, comunicação sem fio, computadores, internet, etc.)
Existem empresas que já estão praticando e outras têm projetos em andamento para colocar seu empregado trabalhando em casa.

Muitos ainda não assimilaram bem o conceito da economia digital, mas na prática este conceito vem se massificando na internet. Com a facilidade proporcionada pelo WWW(World Wide Web) muitos negócios virtuais se tornaram possíveis.

A BÍBLIA DO SEU NEGÓCIO

A REVOLUÇÃO DO APRENDIZADO

Se você um dia sonhou em ter um negócio próprio, provavelmente você deve ter desenhado como seria sua empresa em seu pensamento. Então o que tal por isto no papel?
O que falta para a maioria das pessoas é exatamente colocar seu sonho de negócio em forma de um plano de negócio.

A maior dificuldade das empresas hoje é quantificar o conhecimento que ela tem, além de enfrentar outros tantos obstáculos para transmitir ou adquir conhecimento para as pessoas de sua organização.
Então vamos falar sobre uma solução que certamente traduzirá em frutos para quem investir nesta direção. Vamos falar "aprendizagem eletrônica"!

A GESTÃO DO RISCO

INOVAÇÃO - ADMIRÁVEL MUNDO NOVO!

Nos dias atuais os executivos andam na corda bamba devido o caos que virou o mercado financeiro mundial. Todos os dias os jornais publicam que esta ou aquela empresa teve prejuízos ou lucros abaixo do esperado, fazendo que os indices das bolsa caiam. Além da visão financeira, o caos para as empresas podem vir de outros imprevistos, tais como: guerras, alterações do clima na terra, pestes, doenças, interpéries, novas tecnologias, concorrência, mercado, etc.
Como o executivo pode gerenciar a sua empresa frente a tudo isto? A resposta é: "Risk Management".

Quando algo novo aparece e rompe a rotina, faz com que nossas mentes se voltem para um novo pensamento"Eureca"(Achei!). Uma nova razão de ser das coisas, nossa mente se ilumina, temos então na mão uma poderosa força de obter bons resultados, de repente sentimos um grande poder, vemos o mundo ao nosso redor ser modificado pela nossa criação. A isso damos o nome de INOVAÇÃO!

O ADMINISTRADOR E O NEVOEIRO NO CAMINHO DA DECISÃO

COMO MANTER O FOCO NA DEFINIÇÃO ESTRATÉGICA!

Administrar uma empresa é conduzi-la por caminhos cheios de obstáculos e perigos a cada instante. O diferencial entre uma e outra empresa está na forma de como o administrador domina as ferramentas de controle que serve de instrumento para guiá-lo.

É muito comum hoje em dia notícias de tropeços de empresas que se arriscaram e se deram mal porque não souberam avaliar certos aspectos que envolvem a difícil condução num mar de competição e riscos.

Parece que por mais que se faça em termos de planejamento, pouca coisa se muda ou se consegue. O sucesso é relativo, pois as empresas ainda tem dificuldades de lidar com a globalização e com as novas tecnologias. O fato é que nos tornamos cada dia mais parecidos com a concorrência. Ainda estamos nos preocupando muito com o presente, com os problemas que nos rodeiam, e não aprendemos a buscar o futuro. O que fazer para mudar isto?

GERENCIAMENTO DE PROCESSO - DA EVOLUÇÃO PARA A REVOLUÇÃO.

O conceito de gerenciamento de processo não é novo, e há muito tempo vem sendo utilizado e transformando a forma de se administrar às empresas. Adam Smith com seu estudo na famosa fábrica de alfinete é um bom exemplo de análise de processo transformado-se em unanimidade de uma época, por estudiosos, por empresários e empreendedores.

By LJP