Make your own free website on Tripod.com

A REVISTA ELETRÔNICA DA GESTÃO!

Série Empresarial

RESUMO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO SITE

TRIADE PARA CONSTRUIR O FUTURO

EMPRESA VISIONÁRIA

A leitura deste artigo mostra os desafios que as organizações podem encontrar para se manterem vivas e modernas.
A idéia básica do texto é voltada para a cultura, valores e crenças, aprendizagem e a construção do futuro.

Uma empresa não precisa de muito para obter sucesso, basta compreender o universo de seu negócio e tratar bem essa relação, não agredindo os princípios básicos de si e das pessoas que formam a comunidade, envolvendo-as, informando-as adequadamente.

O FUTURO NAS EMPRESAS

DIGI-TRANSFORMAÇÃO

A antecipação e visão estratégica e o uso dos profissionais capacitados, uso de tecnologia como a internet, é a tônica para o sucesso da empresa do amanhã. Cabe aos planejadores de hoje vestir a camisa do amanhã.

O assunto que vamos ver hoje é voltado para todas as empresas, não importa se é da dita "nova economia" ou da "velha economia".
Basicamente o que afirmo são algumas das muitas regras essenciais que regem a "nova economia" que mesmo não sendo direcionadas totalmente, servem de alerta para as empresas tradicionais.

O QUE É ESTRATÉGIA

100 ANOS DE GESTÃO

A mudança tornou-se num assunto tão falado que chega a provocar irritação. Entretanto, uma das coisas mais importante no mundo dos negócios para enfrentar as constantes mudanças é a estratégia. Porém ela é simplesmente esquecida ou negligenciada.
Aqui proponho uma leitura resumida de um texto de - "Michael Porter", intitulado "*O QUE É ESTRATÉGIA, que com certeza irá propiciar este discernimento.

Chegamos ao ano 2001, e sendo assim resolvi compor uma retrospectiva do que aconteceu sobre gestão nos últimos 100 anos, fazendo um breve resumo em forma de time-line, iniciando em 1900 onde a moda foi a gestão científica e chegando no ano 2000 onde a gestão é eletrônica baseada essencialmente na tecnologia da informação.

PLANEJAMENTO = SUCESSO!

UM MODELO PARA A ESTRATÉGIA

O bom planejamento é crucial para o sucesso de qualquer empresa, porém para as empresas da nova economia deve ter um tratamento especial. Afinal está mais que na hora destas empresa darem retorno ao capital investido.

Grande parte das empresas estão com o foco voltado para seus processos operacionais, tratando somente do dia-a-dia, esquecem de dedicar esforços para formar uma boa base para competir no futuro, a esse esforço dá-se o nome de Raciocínio Estratégico.

UMA NOVA VISÃO DO ORÇAMENTO

A MENTALIDADE ENXUTA

O orçamento tradicional pode estar indo em direção a extinção, pois as empresas estão se tornando globais e mudando seu enfoque orçamentário da visão operacional para um plano financeiro global. O conceito de plano financeiro está substituindo o processo de orçamento operacional, permitindo aos gestores enfocarem em processos ou atividades que realmente agreguem valor.

O desafio das empresas atualmente é superar o individualismo existente onde a máxima ainda é "cada um por sí", onde a empresa otimiza o valor ao longo da cadeia de seu processo interno. A grande sacada é perceber que a otimização começa nos fornecedores e termina nos clientes.
O assunto de hoje é um resumo do excepcional livro "A Mentalidade Enxuta" escrito por James P. Womack e Daniel T.Jones

DOMINANDO OS NÚMEROS

CRIAÇÃO DE VALOR!

Conhecer bem os valores dos recursos aplicados na empresa, ter capacidade de elaborar projeções, saber qual é o verdadeiro valor do lucro, qual é o valor exato da geração operacional de caixa, saber quais são os recursos que estão envolvidos na atividade empresarial, saber tomar uma decisão se descontinua certo produto ou lança um novo, é uma atividade de domínio de poucos profissionais.

Para uma aeronave proceder seu plano de vôo com segurança e qualidade o piloto deve confiar totalmente na eficiência dos instrumentos. Nas empresas não é diferente, necessitamos de vários instrumentos, cuja leitura nos indique se estamos na rota certa, se teremos um pouso suave, enfim que mostrem constantemente a saúde da empresa, para que possamos tomar decisões.

A NOVA CONTABILIDADE

PLANEJADOR FINANCEIRO

O intuito não é contar a história da contabilidade nem descrever o seu funcionamento, o objetivo é expor alguns fatores que limitam ou não estão sendo observados atualmente na gestão das empresas.
A contabilidade não é uma especialidade técnica e limitada, mas sim uma ferramenta essencial para a renovação e transformação da empresa.

A economia brasileira mais estável está fazendo com que as pessoas se atentem mais a administração de seus recursos pessoais e de suas empresas.
No Brasil, até por questões de uma cultura inflacionária as pessoas não aprenderam a se programar ou racionalizar o uso do dinheiro, pois era uma verdadeira loucura com a inflação irracional corroendo e minando o poder de compra das pessoas. Para muitas pessoas o que restava era aplicar seus recursos na ciranda financeira.

HOME OFFICE

B2B-UM MODELO DE NEGÓCIO

O trabalho está mudando radicalmente, em vez de você ir até ele, ele virá até você!
Apesar de ser ainda um sonho para muitos, trabalhar em casa já é uma realidade. Isto tornou-se possível graças ao avanço das tecnologias de informações(celular, comunicação sem fio, computadores, internet, etc.)
Existem empresas que já estão praticando e outras têm projetos em andamento para colocar seu empregado trabalhando em casa.

Muitos ainda não assimilaram bem o conceito da economia digital, mas na prática este conceito vem se massificando na internet. Com a facilidade proporcionada pelo WWW(World Wide Web) muitos negócios virtuais se tornaram possíveis.

A BÍBLIA DO SEU NEGÓCIO

A REVOLUÇÃO DO APRENDIZADO

Se você um dia sonhou em ter um negócio próprio, provavelmente você deve ter desenhado como seria sua empresa em seu pensamento. Então o que tal por isto no papel?
O que falta para a maioria das pessoas é exatamente colocar seu sonho de negócio em forma de um plano de negócio.

A maior dificuldade das empresas hoje é quantificar o conhecimento que ela tem, além de enfrentar outros tantos obstáculos para transmitir ou adquir conhecimento para as pessoas de sua organização.
Então vamos falar sobre uma solução que certamente traduzirá em frutos para quem investir nesta direção. Vamos falar "aprendizagem eletrônica"!

A GESTÃO DO RISCO

INOVAÇÃO - ADMIRÁVEL MUNDO NOVO!

Nos dias atuais os executivos andam na corda bamba devido o caos que virou o mercado financeiro mundial. Todos os dias os jornais publicam que esta ou aquela empresa teve prejuízos ou lucros abaixo do esperado, fazendo que os indices das bolsa caiam. Além da visão financeira, o caos para as empresas podem vir de outros imprevistos, tais como: guerras, alterações do clima na terra, pestes, doenças, interpéries, novas tecnologias, concorrência, mercado, etc.
Como o executivo pode gerenciar a sua empresa frente a tudo isto? A resposta é: "Risk Management".

Quando algo novo aparece e rompe a rotina, faz com que nossas mentes se voltem para um novo pensamento"Eureca"(Achei!). Uma nova razão de ser das coisas, nossa mente se ilumina, temos então na mão uma poderosa força de obter bons resultados, de repente sentimos um grande poder, vemos o mundo ao nosso redor ser modificado pela nossa criação. A isso damos o nome de INOVAÇÃO!

O ADMINISTRADOR E O NEVOEIRO NO CAMINHO DA DECISÃO

COMO MANTER O FOCO NA DEFINIÇÃO ESTRATÉGICA!

Administrar uma empresa é conduzi-la por caminhos cheios de obstáculos e perigos a cada instante. O diferencial entre uma e outra empresa está na forma de como o administrador domina as ferramentas de controle que serve de instrumento para guiá-lo.

É muito comum hoje em dia notícias de tropeços de empresas que se arriscaram e se deram mal porque não souberam avaliar certos aspectos que envolvem a difícil condução num mar de competição e riscos.

Parece que por mais que se faça em termos de planejamento, pouca coisa se muda ou se consegue. O sucesso é relativo, pois as empresas ainda tem dificuldades de lidar com a globalização e com as novas tecnologias. O fato é que nos tornamos cada dia mais parecidos com a concorrência. Ainda estamos nos preocupando muito com o presente, com os problemas que nos rodeiam, e não aprendemos a buscar o futuro. O que fazer para mudar isto?

GERENCIAMENTO DE PROCESSO - DA EVOLUÇÃO PARA A REVOLUÇÃO.

REVENDO O APRENDIZADO SOBRE CUSTOS

O conceito de gerenciamento de processo não é novo, e há muito tempo vem sendo utilizado e transformando a forma de se administrar às empresas. Adam Smith com seu estudo na famosa fábrica de alfinete é um bom exemplo de análise de processo transformado-se em unanimidade de uma época, por estudiosos, por empresários e empreendedores.

A melhor forma de se saber se uma empresa vai bem e agrega valor em seus resultados é dar uma olhada no apontamento de custos.

Toda empresa deve ter sua forma de apuração de custos, porém além disto há uma urgência em rever o posicionamento dos executivos, gerentes e profissionais que atuam nesta área.

AJUDE SEU PLANO ESTRATÉGICO SER UM SUCESSO

UM OLHO NO PEIXE OUTRO NO GATO

O bom planejamento é crucial para o sucesso de qualquer empresa, porém para as empresas da nova economia deve ter um tratamento especial. Afinal está mais que na hora destas empresas darem retorno ao capital investido.

Você já reparou que algumas empresas sempre apresentam novidades para seus clientes, ou estão sempre à frente da concorrência apresentando produtos revolucionários, com novos níveis de serviços, etc.? Qual será o segredo que envolve o planejamento dessas empresas? E o que elas fazem para serem diferentes?

REDE DE PESCA

A EMPRESA E SUA CAIXA PRETA!

É enorme o número de mudanças ocorridas no ambiente das organizações nas últimas décadas. Estas mudanças provocaram verdadeiros terremotos e nivelaram a estrutura empresarial.

Os negócios de uma empresa têm que ser acompanhado de perto, com muito cuidado e análise. Cada evento tem que ter um indicador de performance. Estes indicadores servem de instrumentos que indicaram o rumo a ser tomado, em caso de haver indícios de perda de competitividade, qualidade e eficiência, ajudando a recompor a estratégia.

PREDESTINAÇÃO - ANTECIPE O FUTURO!

LEITURA RECOMENDADA

Numa época de ataques ousados como o do WTC, guerra contra o terrorismo e de ameaça de ataques usando produtos químicos e biológicos, os gestores de empresas se vêem numa situação de limitação na capacidade para prever o futuro dos seus negócios.

Cada vez nos deparamos com a necessidade de identificar e interpretar o mundo ao nosso redor para dar sustentação aos nossos negócios, tirar conclusões e projetar o futuro, o desenvolvimento e da continuidade das organizações. A partir da leitura do livro de RICHARD W. OLIVER - "Como Serão as Coisas no Futuro" a sua visão poderá ser outra.

PAVIMENTANDO A ESTRADA QUE NOS LEVA AO FUTURO

PLANO ESTRATÉGICO PESSOAL

Ao longo dos tempos o homem sempre esteve em busca da habilidade de prever e controlar o destino dos seus empreendimentos. Esta habilidade quando encontrada sempre foi valorizada. Uma das formas de obter sucesso nessa empreitada chama-se estratégia.

Ao chegar ao final de ano algumas pessoas tem por tradição rever o ano que passou, buscando na memória os erros e acertos, e com base nisto preparam uma lista de objetivos para o ano seguinte.

Neste artigo eu trago até vocês um modelo para fazer isto, porém é muito mais que uma lista, é um Plano Estratégico Pessoal, o qual chamo simplesmente de PEP.

INGREDIENTES DO SUCESSO

VOCÊ PRECISA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS?

Você é dono de uma pequena empresa? Você está pensando como começar um pequeno negócio? Está indeciso sobre como conduzir seu empreendimento?
Se você respondeu sim para alguma das questões acima, então você precisa observar alguns pontos cruciais que podem determinar o sucesso ou o fracasso do seu empreendimento.
.

Muitos empreendedores começam seus negócios a partir de um sonho e partem logo para o lado prático - a operacionalização. Raros são os que planejam antes de se lançar na aventura de abrir uma empresa. São poucos os que conseguem obter sucesso neste mar de concorrência. Então qual é a solução para minimizar este risco?
A resposta é um Plano de Negócio! Escreva um plano de negócio e aumente a sua chance de sucesso.

A ESTRATÉGIA POR 10 CAMINHOS

BALANCED SCORECARD

Qual é a fundamentação teórica que sua empresa usa na hora de estabelecer o planejamento estratégico? Você sabe? Eis aqui um boa pergunta para ver a estratégia de sua empresa é bem compreendida, pois se você não souber em que base teórica seu planejamento estratégico foi concebido, imagine como deve ser a implementação e a utilização do plano na empresa.

Balanced Scorecard é um dos melhores métodos de gestão que apareceu nos últimos anos. No ano de 2002 está completando 10 anos da apresentação ao mundo por Robert Kaplan e David Norton, através da publicação do artigo "The Balanced Scorecard - Measeures that drive performance" (Balanced Scorecard - medidas que impulsionam o desempenho) na conceituada revista Harvard Bussiness Janeiro-Feveiro de 1992

COMVERSÃO DE BALANÇO EM MOEDA ESTRANGEIRA

DEZ RISCOS NA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD

Tenho recebido muitos e-mails soliticitando informações sobre conversão de balanços para moeda estrangeiras. Com o objetivo de cobrir uma lacuna, resolvi publicar este artigo sobre o assunto.
Palavras-Chaves: FASB-52, FASB-8, BALANÇO, CONTABILIDADE, CONVERSÃO, MOEDA CORRENTE E MOEDA HISTÓRICA

A implantação do Balanced Scorecard requer antes de tudo que a empresa busque o consenso e clareza para traduzir a missão e a estratégia de negócios em medida operacionais que derivem em resultados.

Neste artigo listo algumas observações a serem seguidas para que o sucesso seja alcançado.

SUA EMPRESA CRIA OU DESTRÓI VALOR?

ESQUEÇA O TRABALHO FORMAL, INOVE E VIVA FELIZ E MELHO!

Criar valor em qualquer negócio é realmente difícil. As distorções dos valores apontados pelas ferramentas tradicionais levam a decisões erradas ou comprometedoras.
Algumas dessas decisões levaram muitas empresas partirem para fusões e aquisições, o que pode até ter levado a gerar valor, porém logo vem a acomodação dos negócios e tudo volta ao normal.
Este artigo vai lhe mostrar um caminho para a indentificação de criação de valor em sua empresa..

Porque a maioria das pessoas não consegue melhorar o nível de vida com sua profissão? E por que não são felizes com aquilo que fazem profissionalmente?
Domenico de Masi em seu livro "*ÓCIO CRIATIVO" mostra como chegar lá.

O RESGATE DO VELHO ORÇAMENTO EMPRESARIAL

A EMPRESA NO DIVÃ!

A capacidade de previsão de uma empresa esta na competência de gerenciar cenários futuros de forma dinâmica, rápida e eficaz. Uma das ferramentas para atingir este objetivo é o famoso "Orçamento".
Verifique se na sua empresa o orçamento é uma peça puramente financeira, se as metas são rígidas, se depois de aprovado e publicado não muda mais, se os departamentos definem as metas e necessidades e se a tomada de decisão é centralizada. Caso a resposta seja afirmativa então sua empresa está praticando um processo orçamentário falido.

O objetivo deste artigo é proporcionar ao leitor uma visão do comportamento das empresas, como elas deixam transparecer em suas ações os aspectos emocionais e de caráter administrativos e estratégicos, e, como o diagnóstico é parecido com os realizados em seres humanos.

A OPÇÃO PELO HOME OFFICE

A pós entrevista com Lauro Jorge Prado a jornalista Kátia Negreiros do site Empreendedor.com publicou o artigo, onde destaca como montar um Home Office. LJP e-Zine reproduz aqui o artigo completo. Leia artigo!

By LJP