Make your own free website on Tripod.com
Serie Empresarial

Home

Serie Empresarial
e-Zine da Gestão


A e-Zine sobre Gestao Empresarial

LJP e-Zine

07 de Maio de 2001
Lauro Jorge Prado

Quando algo novo aparece e rompe a rotina, faz com que nossas mentes se voltem para um novo pensamento"Eureca"(Achei!). Uma nova razão de ser das coisas, nossa mente se ilumina, temos então na mão uma poderosa força de obter bons resultados, de repente sentimos um grande poder, vemos o mundo ao nosso redor ser modificado pela nossa criação. A isso damos o nome de INOVAÇÃO!

A inovação é algo que acontece dentro de nós, é o fator humano gerando mudanças. Pense por um momento: Um produto, um modelo organizacional, um modo de trabalhar, um novo desafio, uma emergência. Eis um bom motivo para se ter inovação. Pode ser algo que você está fazendo neste momento , por exemplo: lendo esta matéria, e de repente surge aquela lâmpada em cima da sua cabeça, que pode trazer algo que poderá melhorar a forma de trabalho a sua volta.

Inovação é uma palavra importante, é o produto da mente humana. Tudo começa com uma idéia, e ao compor está idéia e transformá-la em ação, você pode mudar o mundo.
A matéria prima para a inovação está em todo lugar, em tudo que consumimos, na experiência que obtemos, na compra, no jogo, em tudo. Você pode se deparar com uma forma nova de realizar sua tarefa em qualquer momento e lugar.


A maioria dos empresários podem até achar que o dinheiro é um recurso difícil de se arranjar, porém poderemos afirmar depois de uma boa análise que o que é difícil mesmo é algo chamado "Imaginação" que torna o recurso inovação escasso.

Você pode ter dinheiro, você pode ter um bom plano, pode estar amparado por uma empresa de Start-up, porém se você não tiver uma boa idéia por detrás de todo o planejamento, certamente sua aventura não será boa.

 

A inovação pode ajudar os países pobres e em desenvolvimento, um bom exemplo disto é o Brasil que usando sua capacidade de fazer as coisas de modo diferente ao fabricar remédios genéricos, reduziu os custos para o governo e mais do que isto "está preservando vidas", mesmo enfrentando as poderosas industrias farmacêuticas.
Outro exemplo interessante do governo brasileiro é o lançamento previsto do computador popular, que com o baixo custo fará com que mais informações cheguem à maior número de brasileiros.

 

O que devemos ter em mente é que a industria de idéias está na nossa mente, que certamente deve ser preparada para reconher as oportunidades. A inovação na maioria das vezes faz conecção entre tecnologia nova e velha, veja o caso da internet (telefone-computador) e a coneção telefonia movel-internet.

Um fator importante que devemos observar, que quando se coloca em uma equipe pessoa de conhecimentos extremos, a chance de se ter idéias inovadoras é muito grande, pois uma mente sem preconceitos e uma mente com muita experiência, juntas resultam em CRIAÇÃO!


Se você quer construir uma empresa inovadora, você terá que amar o seu produto, e deverá se cercar de pessoas igualmente apaixonadas.

 
(*)Jordam Ayan em seu livro "AHA!" destaca dez maneiras de libertar seu espírito criativo e encontrar grandes idéias, segundo ele nós podemos sonhar em algum dia inventar um extraordinário produto ou uma tecnologia nova, dirigir um filme, compor uma canção popular ou pintar uma obra-de-arte.

Para se ter uma vida mais criativa devemos usar alguma estratégia para aprender a utilizar nossa criatividade quando for necessário, abaixo segue as dez estratégias:

Relacione-se com as pessoas;
Projete um ambiente enriquecedor;
Sai do casulo viajando;
Seja contagiado por brincadeiras e pelo bom humor;
Expanda sua mente por meio da leitura;
Dedique-se às artes;
Fique ligado na tecnologia;
Dinamize o pensamento com relação aos seus desafios;
Libere seu autoconsciente;
Entre em contato com sua alma criativa;

(*) Jordan Ayan, é um dos palestrantes e consultores mais procurados no atual mundo da criatividade. Sua empresa, a CREATE-IT! INC., já realizou seminários para a Lucent Techonologies, Sprint, Kimberley-Clark, Price WaterHouse, NASA entre outras.



Conclusão

Uma vez em uma palestra eu ouvi o seguinte: "Se você quer ter uma empresa criativa contrate um sonhador, porém se você quiser um empresa inovadora, contrate também um planejador e um operacionalizador, porque o planejador incluirá o sonho no plano e o operacionalizador se encarregara de executar o plano". Este comentário nos mostra que devemos ter pessoas com habilidades especiais em cada lugar chave na empresa.

Se são as pessoas que fazem uma empresa ser inovadora então a chave do sucesso é o conhecimento, onde o trabalho principal é transformar um bem intangível em tangível. O que temos que fazer é contratar pessoas para serem criativas e inovar. Isto faz parte do ser humano, ele está a todo momento em busca do novo, de algo diferente. Basta criar ambiente para isto.


By Lauro

Obrigado por ler esta materia!

lauroprado@pisa.com.br