Home

13 de Julho de 2001

REVENDO O APRENDIZADO SOBRE CUSTOS

Sua empresa faz bem as contas? Ou faz de conta?
Artigo especial para lançamento do e-book "Guia de Custos"

A melhor forma de se saber se uma empresa vai bem e agrega valor em seus resultados é dar uma olhada no apontamento de custos.

Toda empresa deve ter sua forma de apuração de custos, porém além disto há uma urgência em rever o posicionamento dos executivos, gerentes e profissionais que atuam nesta área.

Começo apresentado a vocês algumas razões para revermos o nosso posicionamento e conhecimento sobre a forma tradicional de controlar custos.

Qualquer empresa deve gerar lucro operacional antes das despesas financeiras e dos impostos, a nível suficiente para remunerar o capital empregado, isto é, remunerar o acionista.

Caso isto não esteja ocorrendo o analista da área de custo deverá ter em mãos os números que expliquem se o problema advém da receita, dos custos ou das despesas.

Conhecer bem do negócio da empresa, ter uma ferramenta adequada de apuração de custos, certamente irá ajudar a tomada de decisão.

Com o advento da Internet e o avanço tecnológico requer que os profissionais financeiros, executivos e empreendedores passem por um reaprendizado sobre controle de custos. Nada mais certo do que começarmos nosso estudo pela identificação do que está ocorrendo na empresas da nova economia.

CONTROLE DE CUSTO NA NOVA ECONOMIA

Na nova economia a necessidade de conhecimento profundo sobre controle e cálculo de custos é de vital importância.

Listo aqui algumas características da nova economia que justificam este fato:

· Não se sabe mais de onde vem a concorrência
· Os preços passaram a serem leiloados na WEB
· As empresas não são para durar, mas para se usar enquanto for útil a um propósito de lucro, em seguida é descartada.


Além destas características listo os pontos estratégicos a serem observados pela nova economia:

· Monopólio temporário - os produtos ficam obsoletos rapidamente
· Vender serviços mais que vender mercadorias - saber quantificar o verdadeiro custo dos serviços
· Custos fixos pesados - Na nova economia os custos variáveis até são bem pequenos, porém os custos fixos são altos. Basta verificar que hoje são poucas as empresas baseadas na WEB que dão lucro. Elas têm que aprender a controlar seus custos fixos.
· A estrutura de altos custos fixos requerem um investimento financeiro pesado de capital de giro que são captados através dos "business angels", dos "venture capital, além de outros do mercado financeiro voltados para tal, vide o NASDAQ norte americano.
· Inversão de fixação de preços - o preço de um produto ou serviço é fixado pelo cliente - Os sistemas de custos devem ser adequados para demonstrar onde estão aplicados os recursos da empresa para atender este cliente que diz quanto quer pagar.
· Desestruturação da cadeia de valor - As diferentes partes da cadeia de valor não precisam estar interligadas, não precisam estar num mesmo local, já que na WEB distância não existe.


A apuração de custos surgiram em atendimento às necessidades da administração nas organizações e, desde a época da Revolução Industrial,vem sendo aperfeiçoada como parte do sistema de informação gerencial das empresas.
Recentemente o sistema de custeio ABC vem sendo o preferido nas implantações e consultorias e sendo apontada como um dos melhores métodos de identificação de custos e de tomada de decisão
.


O objetivo da implantação de um sistema de custo é a avaliação dos estoques; alocação dos custos de produção; apuração dos custos dos produtos vendidos e em estoque; controle operacional dos recursos consumidos durante o período e finalmente a apuração individual dos custos dos produtos.

A escolha de um método ou outro de custeio vai depender muito do tipo de negócio de cada empresa, do seu perfil de administração e principalmente do seu plano estratégico.



Conclusão:


Estudar a matérias sobre custos sempre deixa dúvidas em um estudante ou profissional: Qual é o melhor método de custeio a se utilizar? Como definir um bom critério de rateio? Quais são as limitações deste ou daquele método de custeio. O que é ABC? O que gestão total dos custos? Qual é o melhor sistema de custo para a nova economia?. Por ai vai a longa lista de dúvidas.

Porisso junto com este artigo estou lançando um e-book "Guia de Custos", que pretende responder a essas questões de forma simples e prática.

O e-book é destinado, tanto para estudantes que estão iniciando seus estudos na disciplina de custos, tanto para o profissional experiente, que já domina a arte. O principal motivo é colocar num mesmo lugar um pouco do que é cada método, o que ele significa, como e onde usa-lo. Servindo assim de um guia de referência para todos que pretendem dominar os números de sua empresa, de forma consciente e correta.


Obs.: O texto deste atigo faz parte do e-book "Guia de Custos", clique no link para baixar uma cópia do livro eletrônico.


Bibliografia:
Prado, Lauro Jorge - GUIA DE CUSTOS, e-BOOK - 2001

By Lauro