Make your own free website on Tripod.com

Home

15 de Agosto de 2001

UM OLHO NO PEIXE OUTRO NO GATO!

Você já reparou que algumas empresas sempre apresentam novidades para seus clientes, ou estão sempre à frente da concorrência apresentando produtos revolucionários, com novos níveis de serviços, etc.? Qual será o segredo que envolve o planejamento dessas empresas? E o que elas fazem para serem diferentes?

A resposta está num bom planejamento. Além de haver um planejamento estratégico focado e gerido para criação de valor, estas empresas tomam o cuidado de buscar soluções e novidades que facilitem a vida dos seus clientes.

Vamos ver aqui onde buscar estas soluções em cinco sugestões;

1. FIQUE DE OLHO NO CICLO ECONÔMICO

Além do ciclo de vida dos produtos, existe o que chamamos de ciclo econômico, que norteiam e regem o ciclo de vida das empresas, pois a cada movimento nesta curva exige dos empresários a mudança na empresa. Aqui fica a dica para que prestemos a atenção nestes movimentos, e de forma preditiva devemos antecipar o futuro através de um planejamento estratégico adequado.


 
Até 1750
Até 1950
Até 2000
Futuro

Era Agrária

 

 

 

Era Industrial

 

 

 

Era da Informação

 

 

 

Era dos Biomateriais

 

 

 


Os fatores que determinam a evolução são a globalização e a tecnologia, que funcionam da seguinte maneira: Quanto mais alta for a queda das barreiras nacionais e circulação de produtos, serviços, capital, recursos humanos, idéias e quanto mais avançamos no tempo assimilando as novas tecnologias, com o avanço e eficiência das comunicações, transportes, produção, distribuição, teremos então com estas duas forças elementos para criação de valor para nossas empresas.

2. VISUALIZE COMO SERÃO OS NEGÓCIOS NO FUTURO

Ao rever ou preparar o seu plano force o seu time a um exercício de futurologia, porém use o que chamamos de "CBL" = Chute de Base Lógica. Primeiro faça uma pesquisa do que está sendo lançado como nova tecnologia, visite os sites onde os gurus estão discutindo como será a administração do próximo nível da curva. Abaixo veja um quadro apresentado no livro "Como Serão as Coisas no Futuro" onde aponta como sugestão para o formato mutante dos negócios no futuro.

ANTIGO MUNDO DOS NEGÓCIOS
O NOVO MUNDO DOS NEGÓCIOS
Mecanismo do Crescimento Econômico

Informação

Biomateriais

Estratégia Organizacional

Inovação

Reinvenção

Cadeia de Valor

Redes (Webs) de valor

Pense Global / Aja Local

Pense Global / Aja Global

Perspectiva, ponto de Vista

Identificação de padrões

Foco Externo

Consumidores com maior poder

Consumidores engajados

Mercados / grandes segmentos

Clientes / Segmentos de um indivíduo

Participação de Mercado

Participação nos consumidores

Local de mercado (marketplace)

Espaço de mercado (marketspace)

Administração de Canais

Keiretsus eletrônicos

Presença Física

Presença virtual

Marketing

Staff interno de marketing

Clientes como staff de marketing

Produtos inteligentes

Produtos continuadamente adaptáveis

Produtos pequenos

Nanoprodutos

Preço baixo diariamente

Preços próximos de zero

Foco no cliente

Foco no indivíduo

Preço local

Preço Global

Contas domésticas

Contas Globais

Marcas Globais

Ícones Globais

Serviços competitivos

Serviços preventivos

Operações

Centralizadas

Descentralizadas

Seqüenciais

Simultâneas

Ciclos & tempos de distribuição rápidos

Ciclos & tempos de distribuição perto de zero

Excelência lógica

Keirutsus eletrônicos

Qualidade de nível internacional

Qualidade definida pelo consumidor

Fragmentadas & especializadas

Padrões integrados

Foco Interno

Comando & controle

Compartilhamento de poder

Centro controla as margens

Não há centros, margem controlam equipes

Indivíduos

Equipes

Empregados

“Donos”/Parceiros

Regras

Desempenho de papéis

Programas embutidos

Programas incorporados

Escopo / Velocidade

Giga (bilionésimo)

Terá (1012); Peta (1015)

Micro (milionésimo)

Nano (10-9); Pico(10-12)


3. FIQUE DE OLHO NAS NOVAS TECNOLOGIAS

O que pode ser o diferencial entre uma empresa e outra é exatamente aquela que identifica uma nova tecnologia e a utiliza forma criativa para gerar valor ou para tornar o seu produto especial para o cliente.
Para ilustrar podemos verificar hoje e encontrar algumas tecnologias que podem se encaixar perfeitamente no seu negócio, seja para diferenciar o produto ou serviço ou por simplificar a gestão. Vamos aos exemplos:

a) O uso da Internet como um serviço de telefonia, dotando seu escritório de um sistema que lista correio de voz em seu computador e o telefone estará a um clique do mouse.
b) Armazenamento de dados na Internet através de redes de armazenamento, tornando as bases de dados mais rápidas, mais fáceis e muito mais baratas.
c) Redes locais sem fios - Livre seu ambiente de trabalho do incomodo dos fios, deixe as pessoas e o equipamento circulando livremente. Imagine você ter que refazer toda a rede de computadores espalhados por uma grande extensão de sua empresa, além dos transtornos quebrar paredes para reformar calhas, conduítes, passar quilômetros de fios, é muito caro e complicado.
d) XML - Utilização de uma linguagem avançada para controlar, editar, transmitir e integrar todos os equipamentos de sua empresa, desde a linha de produção até os fornecedores e clientes.
e) Uso da tecnologia Bluetooth que utiliza a comunicação por rádio entre equipamentos que contenham o chip próprio, por exemplo seu microondas e o seu computador trocam bits interagindo entre si. Esta é uma tecnologia que ainda vai dar muito que falar. Gravem bem este nome!

4. ACOMPANHE A SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO( Knowbots)

Esta será uma nova visão sobre a utilização racional de máquinas e sistemas sob o gerenciamento do homem. Isto é, a empresa desenvolvendo produtos dotados de inteligências para compreender e melhorar a vida dos seus clientes, por exemplo: um televisor que ligue assim que uma pessoa da família entre na sala, e, vá para o canal preferido desta pessoa. Ou um computador que assim que ligado conecte a internet e dê informações financeiras, faça análise e dê sugestão de investimento ao seu dono.

5. UTILIZE MATERIAIS INTELIGENTES E BIOTECNOLOGIA

Aqui o campo é vasto vai desde produtos de cerâmicas usadas na industria para obter bens adaptáveis em diferentes temperaturas e condições adversas até matériais para industria de alimentos, vestuários, materiais esportivos, utensílios domésticos. Imagine sua empresa lançar um utensílio que avise quando o alimento estiver no ponto exato de ser consumido.

No campo da biotecnologia já estamos até nos acostumando com notícias diárias sobre clonagens, estudos do DNA, genoma humano, etc. Temos que ficar ligados e colocar a idéia para trabalhar e ganhar dinheiro através destas oportunidades.


Conclusão:

Lógico que existem muito mais coisas a serem relacionadas que certamente comporá a próxima curva da evolução, porém o que listei acima já serve de alerta aos planejadores, gestores e empreendedores - Não fiquem limitados ao mundo atual, vamos a busca de um universo maior. Ouse sonhar, planeje hoje para realizar e antecipar o futuro.

By Lauro