Make your own free website on Tripod.com

Home

28 de Outubro de 2001

 LEITURA RECOMENDADA


Cada vez nos deparamos com a necessidade de identificar e interpretar o mundo ao nosso redor para dar sustentação aos nossos negócios, tirar conclusões e projetar o futuro, o desenvolvimento e da continuidade das organizações. A partir da leitura do livro de RICHARD W. OLIVER - "Como Serão as Coisas no Futuro" a sua visão poderá ser outra.

É um livro indicado para todos os gestores e empreendedores, pois se trata de um assunto pertinente ao mundo dos negócios e a sua continuidade além dos tempos e dos acontecimentos.


COMO SERÃO AS COISAS NO FUTURO

Em sete mandamentos o autor no transporta do passado ao futuro de uma forma fascinante, compondo de uma maneira simples como interpretar o mundo em que vivemos e geramos as nossas riquezas.

Estabelecer uma conexão do passado e projetar o futuro parece simples quando você lê o conteúdo deste livro. Quem quer entender como funcionará o mundo dos negócios no futuro deve ler esta obra.

É uma fonte rica de idéias que podem estimular os gestores e empreendedores a desenvolverem suas estratégias a partir do conteúdo fantástico. É uma leitura obrigatória para ajudar na composição do plano de estratégia.


Para o autor, nós estamos saindo da "Era da Informação" e estamos entrando na "Era dos Biomateriais", onde ele destaca: - "A Era Industrial conquistou o espaço, fazendo de nós um único mundo. A Era da Informação conquistou o tempo, fazendo de nós uma aldeia. A Era dos Biomateriais está conquistando a matéria, o que fará de nós uma família."


O autor descreve como os acontecimentos do passado mudaram a forma de conduzir o mundo e como acontecimentos presentes e futuros vão definir nossa forma de atuação. O autor nos leva a reflexão quando discorre sobre quais são as necessidades dos consumidores no século 21 e de como será o Marketing na Aldeia Global, sugerindo que não haverá mais mercados... só consumidores na estratégia de negócios. Além disto o autor prevê que os preços de bens materiais(tangíveis) serão próximos de zero, o tempo de distribuição dos produtos serão próximos de zero.


Para vencer no futuro o autor propõem que sigamos Setes Mandamentos:

I - Reinvente-se Diariamente
II - Faça de Seus Consumidores o Seu Departamento de Marketing
III - Crie Um Keiretsu Eletrônico
IV - Personalize Todas as Coisas
V - Pense Global / Aja Global
VI - Venda Direto
VII - Substitua Regra por Desempenho de Papéis


Além dos Setes Mandamentos o autor arrisca um palpite de quais serão as sete empresas e quais serão os sete produtos e tecnologias do Século XXI.

CONCLUSÃO

O livro inteiro é cativante, porém os últimos capítulos no meu ponto de vista é que demonstra a perspicácia do autor, pois ele aborda de forma contundente o futuro. Tanto ao escrever como será a sociedade pós-informação, tanto quando indica que cada célula é um fábrica. Porém a melhor parte do livro sem sombra de dúvida está no epílogo, onde o autor cria um cenário para o ano de 2050.

Com certeza é uma grande leitura. Reserve um tempo para este ótimo livro.

Título: COMO SERÃO AS COISAS NO FUTURO
Autor: RICHARD W. OLIVER
Editora: NEGÓCIO EDITORA
Ano: 1999
Artigo escrito por: Lauro Jorge Prado

By Lauro