Make your own free website on Tripod.com

Home

29 de Novembro de 2001

 PAVIMENTANDO A ESTRADA QUE NOS LEVA AO FUTURO.


Ao longo dos tempos o homem sempre esteve em busca da habilidade de prever e controlar o destino dos seus empreendimentos. Esta habilidade quando encontrada sempre foi valorizada. Uma das formas de obter sucesso nessa empreitada chama-se estratégia.

A estratégia moldou nossa história, pois seu uso na guerra, nos governos, delegou à humanidade a arte de desenvolver, prever e controlar o mundo.


Na administração de negócios não é diferente, e podemos citar homens que abriram caminho para o planejamento moderno, tais como: Taylor, Fayol, Sloan, etc. Hoje encontramos teóricos de peso como: Porter, Hamel, Prahalad e outros.


O que diferencia uma empresa da outra neste mundo globalizado em que vivemos é a sua capacidade de ver além de seus competidores, e sua mobilidade e agilidade frente uma mudança. E isso só é possível quando a empresa pensa e vive a sua missão e visão estratégica, além de usarmos os recursos e conhecimentos disponíveis para levar avante o plano.


Estabelecer um planejamento estratégico é crucial - é a única forma de chegar aonde você quer chegar.

Devemos começar por analisar o setor de negócios onde estamos, clientes e a concorrência, com o objetivo de identificar riscos e oportunidades. Devemos ainda tirar um raio-x da empresa para identificar quais são nossas capacidades e habilidades em gerar recursos.


Em seguida devemos elaborar um plano estratégico, relatório financeiro, projeções e um orçamento, para que usemos como a estrada que nos levará ao futuro e nos preparará para mudanças necessárias.

Para por em execução um plano estratégico temos que estar preparado para mudar no meio do caminho e buscar novas alternativas para que a empresa prospere.


O planejamento estratégico envolve todas as áreas da empresa, portanto é necessário estabelecer algumas regras e definições que servirão de leis para a corporação. Devemos criar a visão geral da empresa, onde se coloca o propósito e a meta a atingir.

A visão geral resume-se em estabelecer uma declaração do propósito de sua empresa - "Declaração de Missão"; devemos listar as principais metas e objetivos para cumprir as metas - "Metas e Objetivos"; devemos compor o conjunto de crenças e princípios que irão guiar as ações da empresa - "Declaração de Valores"; e finalmente devemos colocar em uma ou duas frases que mostre tudo aquilo que compõem o seu plano de futuro, que você deseja obter para sua empresa - "Declaração de Visão".


O planejador atual deve estar sempre atento, pois devemos se preparar para reinventar via a "visão" estabelecida, pois segundo Hamel e Prahalad em seu livro Competindo pelo Futuro - "A forma mais importante de competição é a batalha para criar e dominar as oportunidades emergentes; é preciso reavaliar o pensamento estratégico tradicional como um todo, do papel do gerente sênior à natureza da estratégia em si, à luz desse insight."


CONCLUSÃO


Finalizando, só obteremos sucesso num plano estratégico se formos capazes de organizar, controlar, reter e aprender infinitamente as nossas habilidades e conhecimento, onde o fator humano é primordial e o ativo intelectual deve ser considerado o maior bem da empresa quando formos realizar nosso planejamento estratégico.

Artigo escrito por: Lauro Jorge Prado

By Lauro