Make your own free website on Tripod.com

Home

15 de Junho de 2002

 BALANCED SCORECARD
Apresentação do e-Book GUIA BSC

Lauro Jorge Prado
Série Estratégia


Balanced Scorecard é um dos melhores métodos de gestão que apareceu nos últimos anos. No ano de 2002 está completando 10 anos da apresentação ao mundo por Robert Kaplan e David Norton, através da publicação do artigo "The Balanced Scorecard - Measeures that drive performance" (Balanced Scorecard - medidas que impulsionam o desempenho) na conceituada revista Harvard Bussiness Janeiro-Feveiro de 1992.


Criada para resolver problemas de avaliação de desempenho, porém a ferramenta se mostrou capaz na ajuda para implementação de novas estratégias nas empresas e na criação de valor para o cliente, transformando-se numa ferramenta gerencial e estratégica de sucesso. Não é por acaso que a Harvard Business em 1997 disse que o Balanced Scorecard era uma das descobertas mais importantes do mundo dos negócios dos últimos 75 anos.


Balanced Scorecard se diferencia de todos os outros modelos de gestão porque ele pode agregar todos os modelos de controle financeiro e não financeiro que existem, desde que propiciem ao administrador uma forma de indicador de desempenho.


Desde seu lançamento o conceito tem levantado uma grande expectativa da comunidade empresarial. Como em todos os conceitos ou modelos há também muitas dúvidas e opiniões variadas sobre a aplicação prática deste conceito.


O certo é que Balanced Scorecard é uma ferramenta útil para dirigir empresas de forma proativa no curto e no longo prazo. Sua eficácia está na boa compreensão dos seus fundamentos, na aplicação completa que implique na direção da empresa.


Medir a estratégia permite que você confirme ou ponha de lado as ações de causa e efeitos assumidos quando você estabeleceu a estratégia.

O principal efeito ou realização desta ferramenta é a sua capacidade de possibilitar aos gerentes o poder de medir tudo. O fato de que a maioria das empresas faz gestão a partir de valores históricos ou puramente financeiros dão ao Balanced Scorecard um status diferente, pois ele abriga no seu conceito a dimensão de avaliação de eventos não financeiros, fazendo com que tudo na organização passe a ser medido.


A metodologia do Balanced Scorecard tem uma vasta gama de áreas de aplicações, podendo se implantado em grandes corporações tanto quanto em micro e pequenas empresas. Não há distinção se a empresa é publica, privada, ongs, governos, ou se é aplicado em pessoas, etc..


Por ser um assunto cativante eu resolvi escrever um e-book com a intenção de apresentar a vocês caros leitores, um pouco do que é, qual a relação com outras ferramentas e como implantar o Balanced Scorecard.

O
e-book está dividido em quatro capítulos onde destaco o poder da ferramenta, sua origem, como implantar e onde usar o Balanced Scorecard para melhorar a vida em nossa volta.

Trago até vocês este trabalho de pesquisa em forma de
e-book(livro eletrônico), que tem como o principal propósito apresentar um conceito que vem se tornando um sucesso para a gestão de empresas.

Artigo publicado para lançamento do e-Book GUIA BALANCED SCORECARD

LAURO JORGE PRADO
Pós-graduado em Controladoria e Finanças e em Planejamento e Gestão de Negócios e com especialização em Gestão Empresarial.
Chefe da Divisão de Planejamento Econômico e Financeiro da Norske Skog Pisa. Atua nas áreas de Contabilidade, Custos, Orçamento, Investimentos e Planejamento Estratégico.
É instrutor free-lance nas disciplinas de finanças (custos, orçamento, planejamento, marketing, etc).
É pesquisador nas áreas de planejamento estratégico e custos.
Autor do e-Book Guia de Custos e do e-Book Guia Balanced Scorecard
Mantém o site:
http://lauroprado.tripod.com/ezine/ - Site LJP e-Zine A Revista Eletrônica da Gestão

By Lauro