Make your own free website on Tripod.com
Serie Empresarial

Home

Serie Empresarial
e-Zine da Gestão


A e-Zine sobre Gestao Empresarial

temp

07 de Fevereiro de 2001
Lauro Jorge do Prado

 

Para uma aeronave proceder seu plano de vôo com segurança e qualidade o piloto deve confiar totalmente na eficiência dos instrumentos. Nas empresas não é diferente, necessitamos de vários instrumentos, cuja leitura nos indique se estamos na rota certa, se teremos um pouso suave, enfim que mostrem constantemente a saúde da empresa para que possamos tomar decisões.

A função financeira evoluiu muito nestes últimos anos com desenvolvimento de conceitos e ferramentas para a gestão. Uma dessas ferramentas é denominada de (*)EVA (Economic Value Added), do qual vamos discorrer a seguir.

Stern Stewart & Co. é a detentora dos direitos sobre o uso do EVA.


É um modelo muito utilizado hoje nas maiores empresas do Brasil e está presente nos currículos de muitas instituições de ensino superior. Porém para muitos este assunto ainda não está totalmente claro, assim este artigo mostrará de forma simplificada o conceito e a aplicabilidade.

CONCEITUAÇÃO:

O que é criação de valor em finanças?
É quando produzimos uma coisa que vale mais do que o valor dos recursos utilizados na sua confecção.

O que é agregação de valor?
É quando nossos clientes nos pagam além do valor dos nossos custos.

O que é valor para uma empresa?
É aumentar o valor agregado, seja tornando os custos mais baixos, produtos mais valiosos para o cliente, eliminando processos que não agregam valor, etc.

O que é EVA?
EVA - Valor Econômico Adicionado é o mais novo instrumento de medida de valor. O objetivo principal de todas as empresas deve ser a maximização dos lucros dos detentores de capital, isto é, remunerar os donos do dinheiro. É a medida de desempenho financeiro que vê mais perto do que qualquer outro instrumento o lucro econômico verdadeiro de uma empresa.

É a medida de desenpenho ligada diretamente à criação de riqueza ao acionista. É o indicador para a tomada de decisão para a criação de valores para o dono do capital.

Processo definido do EVA - Equilíbrio:

Se o acionista espera um retorno de 10% sobre o capital investido a empresa que gera um valor agregado de 10% estará provocando a equidade com o capital, gerando assim a riqueza esperada pelo acionista, caso gere menos estará destruindo o valor para o acionista.

Fundamentação:

Criação de valor:

Geração de Caixa
Custo de Oportunidade adequado
Comparação entre o resultado e o custo do capital empregado

Formula:

EVA = Resultado Operacional após I.Renda - Capital empregado * custo de oportunidade.

EXEMPLO DIDÁTICO


Digamos que você tem $20.000,00 e você poderia investir no mercado financeiro e ganharia 10% ao ano, porém você resolve abrir um pequeno negócio de confecção. Assim sendo após um ano, os resultados da sua Confecção foram os seguintes:

Receita Operacional Líquida

50.000,00

[-] Despesas Operacionais

46.000,00

[=] Lucro Operacional

4.000,00

[-] Impostos (40%)

1.600,00

[=] Lucro Operacional Líquido depois dos Impostos(NOPAT)

2.400,00

NOPAT=Net Operating Profits After Taxes

O seu lucro depois dos impostos foi de $2.400,00. Se você tivesse investido no mercado financeiro a 10%, você teria ganho $2.000,00($20.000,00 * 10%) no final do ano. Portanto, seu custo de oportunidade por não investir no mercado financeiro é de $2.000,00

NOPAT

2.400,00

[-] Custo de Oportunidade

2.000,00

[=] EVA - Economic Value Added

400,00

Você ganhou $400,00 a mais do que sua expectativa, e este ganho certamente lhe deixa satisfeito com o negócio de confecção que criou valor para você. O valor de $400,00 é o valor econômico adicionado.

O custo de oportunidade de qualquer recurso é o valor proviniente dos investimentos deste recurso na segunda melhor alternativa.
No nosso caso o custo de oportunidade de usar $20.000,00 para montar uma confecção é o retorno que teríamos investido no mercado financeiro.
Para o investidor, o custo de oportunidade de investir em uma empresa é o valor que poderá ganhar investindo em outra empresa ou grupo de empresas.
Para os investidores, o custo de oportunidade é o retorno que poderá ter se tivesse investido em empresas como Petrobras, Telefônica, Aracruz, etc.

LUCRO OPERACIONAL APÓS IMPOSTOS

[-] CUSTO DE CAPITAL

[=] VALOR ADICIONADO

$2.400,00
[-] $2.000,00
[=] $400,00

EVA gera foco no gerenciamento de negócios

Algumas das aplicações do EVA

Identificar oportunidades de planejamento estratégico para criar riquezas;
Utilizar EVA para planejamento de capital e orçamento de projetos;
Estabelecer planos de incentivo para executivos baseados em performances;
Avaliar processo de aquisição ou desenvolvimento;
Estabelecer metas de longo prazo

Vantagens de um Sistema EVA de Gestão

Foco em uma única medida de performance
Considera o Custo de Capital
Alonga a visão de negócios dos gestores
Cria um empresa mais valiosa


Embora seja um dos melhores instrumentos para avaliação se uma empresa cria ou destrói valor, o EVA deve ser usado com muita atenção, pois requer que todos na empresa conheçam a metodologia . Além do uso para ver se sua empresa cria ou não valor o EVA também está sendo usado como indicador de desempenho para distribuição valor de participação de resultados a empregados.

Este artigo faz um apresentação superficial sobre o método EVA, que além de complexo oferece grandes oportunidades quando usada com outros instrumentos de finanças, portanto é recomendado que se busque aprender mais sobre o assunto.

O mais importante é que os gestores das empresas percebam que para tornar sua empresa viável deve gerar sempre mais valor do que o custo do capital empregado no negócio. Para isso devem buscar instrumentos que indique se isto ocorre ou não.

By Lauro

Obrigado por ler esta materia!

lauroprado@pisa.com.br