Make your own free website on Tripod.com
Serie Empresarial

Home

Serie Empresarial
e-Zine da Gestão


A e-Zine sobre Gestao Empresarial

temp

21 de Fevereiro de 2001
Lauro Jorge do Prado

  

A economia brasileira mais estável está fazendo com que as pessoas se atentem mais a administração de seus recursos pessoais e de suas empresas.
No Brasil, até por questões de uma cultura inflacionária as pessoas não aprenderam a se programar ou racionalizar o uso do dinheiro, pois era uma verdadeira loucura com a inflação irracional corroendo e minando o poder de compra das pessoas. Para muitas pessoas o que restava no máximo era aplicar seus recursos na ciranda financeira.
O Real trouxe para nós uma forma diferente de pensar e realizar nossos recursos, pois o dinheiro é raro e caro.
Em cima deste cenário as pessoas sentem necessidade de orientação profissional sobre a gestão financeira pessoal e para as pequenas empresas. Embora atualmente existam na internet varios sites financeiros que tem páginas voltadas para aconselhamento e dicas sobre como equilibrar as finanças, há um espaço no Brasil para um profissional que poderiamos chamar de Planejador Financeiro ou Gestor de Finanças Pessoais.


Vamos agora descrever um pouco sobre as carecterística e ações de um profissional voltado para finanças pessoais e para a pequena empresa.

Profissional para Gestão das Finanças das Pequenas Empresas


Elaborar um plano empresarial é uma tarefa excitante que exige uma combinação de habilidade, conhecimento de negócios e muita criatividade. A intuito é ajudar empresas a posicionar no mercado onde atuam, com estratégias para curto, médio e longo prazo.
Hoje com a Internet propiciando o lançamento de novos negócios a cada instante surge a necessidade de profissionais que executem esta tarefa. Isto se dá porque nem todos os empresários tem habilidades para escrever um plano empresarial, alias muitos deles acham o processo muito tedioso.
Surgem então o papel do Elaborador de Plano Empresarial.


Para se iniciar neste negócio, o profissional precisa de bons conhecimentos de finanças, bom estilo de escritura empresarial e habilidade para ver o negócio pela perspectiva do próprio negócio e do dono da empresa.
O profissional deve conhecer a fundo os vários softs disponíveis no mercado que servem como ferramenta para confecção de um bom plano.

Para ser um bom profissional e ter bons argumentos na hora de elaborar ou aconselhar uma empresa deve-se ter em mente alguns pontos importantes a considerar

Considere a internet como uma ferramenta ou como um meio importante no seu plano.
Certifique-se que está cercado de pessoas talentosas, dedicadas.
Maximize o potencial da rede de negócios(networking).
Faça uso de todas as suas potencialidades

Passos importantes a serem seguidos na hora de elaborar um plano:

Desenvolva as metas da empresas
Defina qual é o segmento de mercado que a empresa atua
Desenvolva um plano de marketing
Faça um versão inicial do plano empresarial
Determine a necessidade de financiamento
Forme times fundamentais: fundadores, diretores e administradores
Crie então um plano empresarial formal com estratégia de marketing, plano de mercado, fontes de financiamentos, e definição de metas.


Um planejador financeiro guia os clientes para a tomada de decisão, informando o nível de risco de cada fase do plano, indicando onde estão as ameaças e as oportunidades.

Profissional para Gestão das Finanças Pessoais


Os requisitos para este profissional é a mesma exigida para o da pequena empresa. O que diferencia é que para o aconselhador pessoal existe a necessidade de compreender as necessidades domésticas das pessoas. Existem muitas empresas que prestam serviços nesta linha, o que estamos falando aqui é de um profissional que atue de forma pessoal e dedicada, que seja o "personal trainer" de finanças.

Listas de abrangência e atuação:

Orçamento doméstico
Poupança
Aposentadoria
Educação dos filhos
Montar ou manter um negócio próprio
Lazer
Aquisição de bens(móveis e imóveis)
Aplicações no mercado financeiro
Administração de tributos(IPTU, IPVA, I.Renda, etc)
Aquisição de serviços(Plano de Saúde, Cartões de Crédito, Seguro,Aluguéis, Manutenções em geral, etc.)
Custo do dinheiro(juros, taxas bancárias, etc.)
Direitos do Consumidor
Administração de fortunas
Etc.


Certamente o profissional que optar pela gestão de finanças pessoais terá que abranger todo o conhecimento que envolve as lista acima, além disto deve transparecer confiança às pessoas da mesma forma que existe confiança entre o médico e paciente.

Relação de alguns pontos que devem nortear a relação entre o profissional de finanças pessoal e o cliente:

Confiança
Estar sempre em contato com o cliente
Dar retorno de tudo
Dar sugestões
Manter o cliente sempre informado, seja através de relatórios, boletins, etc.
Ser ético
Observar sempre a legislação


Certamente este artigo não é abrangente, é somente um insight para que o assunto tome mais corpo.
A atividade do planejador de finanças pode ser um nicho para quem tem bons conhecimentos desta área. Quem sabe não é por este caminho que estaremos mudando a cultura sobre a utilização racional de recursos financeiros no Brasil, revertendo-se em tranquilidade e felicidade para as pessoas.

By Lauro

Obrigado por ler esta materia!

lauroprado@pisa.com.br