Make your own free website on Tripod.com
Serie Empresarial

Home

Serie Empresarial
LJP E-Zine


A e-Zine sobre Gestao Empresarial

ljpzine

TRIADE PARA CONSTRUIR O FUTURO


CONSTRUIR A VISÃO DA EMPRESA
IDENTIFICAR AS CARACTERISTICAS QUE FAZEM A DIFERENÇA.
DESATAR O NÓ CULTURAL


A leitura deste artigo mostra os desafios que as organizações podem encontrar para se manterem vivas e modernas.
A idéia básica do texto é voltada para a cultura, valores e crenças, aprendizagem e a construção do futuro.

 

A multiplicidade de ações e processos que envolvem as empresas, definem a sua necessidade de interação, pois quanto maior for a empresa mais complexa se torna a necessidade. Assim o interação é um ponto primordial a ser destacado e comentado.
Hoje a tendência é que as empresas se tornem mais soltas e flexíveis e exigindo da alta administração que enfrentem desafios na condução de pessoas para trabalhar neste ambiente ambíguo. Para realizar isto as empresas utilizam vários métodos ou técnicas como: Estrutura achatadas, organização em células, equipes autogerenciadas, estruturas matriciais, organizações virtuais, entre outras.
Ao buscarem a modernidade elas esbarram em fatores, como: cultura, processo e projetos.
O fator cultural é aquele que está intrínseco na formação da empresa, não se aprende em cursos e manuais. A cultura de uma empresa determina praticamente toda e qualquer ação de uma empresa.
A globalização das empresas expõe o fator cultural, pois a união, fusão e relações comerciais entre vários países trazem em um primeiro momento um choque cultural e de valores que devemos nos preparam muito bem para conviver com isto, sob a ameaça de perdermos a hora exata de sermos considerado como empresas globalizadas e modernas.
O fator de processo está relacionado com aquilo que a empresa pode usar para conduzir seus negócios para conectar com o futuro. É a "Construção da Visão", onde baseado em seus valores e em uma ideologia a empresa construa a descrição do valor futuro que seja mais do que um amontoado de palavras, tenha conteúdo, seja claro e conectado com o perfil cultural da empresa.
Porém não se leva uma empresa para o futuro se não houver uma conexão entre o passado e o futuro. Isso só se faz na empresa a partir de um planejamento para formar o conhecimento e construir uma cultura baseado na confiança.
Temos que ser capazes de lidar com os problemas de hoje e aproveitar as oportunidades do futuro. Onde devemos ser uma empresas em que todos falam e ouvem, aplicam novas teorias, técnicas e ferramentas, geram novos conhecimentos, assimilam novos paradigmas, em suma que sejamos capazes de acompanhar as mudanças, caminhando para o mesmo objetivo empenhados em aprofundar e expandir as nossas capacidades coletivamente e individualmente.
Ao meu ver o texto acima tem uma visão ambiciosa, porém percebo que muita empresas já começaram a abraçar esta visão. Não é fácil mudar, não é fácil aprender a aprender, não é fácil construir uma visão de futuro. Porém eu acho que devemos nos posicionar e aceitar este furacão.
Por: Lauro Jorge do Prado

Obrigado,

Obrigado por ler esta materia!

lauroprado@pisa.com.br

image29.gif