Make your own free website on Tripod.com
Serie Empresarial

Home

Serie Empresarial
LJP E-Zine


A e-Zine sobre Gestao Empresarial

TEMP

EMPRESA VISIONÁRIA MISTURA METAS AUDACIOSAS E IDEOLOGIA ESTÁVEL


As melhores empresas não tem em seus comandos lideres que destaquem, mas mesmo assim conseguem vislumbrar, crescer e sobressair.

No livro “Feitas para Durar” os autores reuniram informações sobre várias empresas, comparando-as com outro grupo de empresas que tiveram as mesmas condições para crescer porém não chegaram lá.

As empresas de sucesso atravessaram períodos negros e toda espécie de intempéries e sobreviveram.

Deve-se identificar o diferencial entre empresas de sucesso e àquelas que esmoreceram. Um ponto chama minha atenção, é que estas empresas já utilizavam métodos que hoje são modismos (empowerment, melhoria contínua, qualidade total, etc.), e hoje nos é apresentada com uma técnica nova e revolucionária. Outro ponto que é destacado no livro “Feitas para Durar” é a questão das mitos e realidades que permeia a gestão das empresas, pois aquilo que as vezes é pregado com uma verdade, não serve ou não é exatamente funcional para o sucesso ou sobrevivência de uma empresa.


A mensagem que nos é passada é que qualquer pessoa pode construir uma empresa de sucesso.


O NOVO CAMINHO PARA A ÉTICA


Aética está intimamente ligada à cultura da organização. Se as organizações permitirem que a obtenção de lucro seja conseguida em detrimento da qualidade, baseada na redução dos custos, isto não deve ser culpa do executivo ou do gerente, individualmente, é culpa da cultura corporativa.


Também é claro que alguns executivos se escondem atras de um código de ética. Concentrar os negócios da empresa como uma prática moral exigem de toda a corporação um comportamento ético, que deve ser voltado para reeducação cultural da empresa.


O uso de técnicas com a qualidade total propiciam que uma empresa adote o comportamento ético, através de melhorias continuas, dotando as empresas de ferramentas gerencias para aperfeiçoar as habilidades de planejamento dos condutores da organização.

O que o texto nos mostra é que o comportamento ético de uma organização é baseado na cultura da corporação e não na visão individual.


Conclusão: Para que uma empresa possa ser realmente ética é preciso adequar-se através de técnicas com “Qualidade Total”, que propicia o comportamento ético na empresa.

Uma empresa tem que analisar uma grande variedade de valores e nunca priorizar o resultado financeiro em detrimento dos valores que são bons e morais para a sociedade como um todo.


A CONFIANÇA É O SEGREDO


A implementação do clima de confiança nas organizações está baseada em: legitimidade, capacidade e eficácia.
Isto quer dizer que não se muda nada se não buscar o comprometimento total de todas as pessoas da organização, além disso também é necessário que a organização possua potencial humano e material para levar adiante as mudanças, sem desperdícios, eliminando as incompetências.



A estratégia para a mudança é obter a confiança em todos os sentidos e níveis da empresa, que passará por um raio-x, baseado no tripé(capacidade, legitimidade e eficácia), vide quadro abaixo:


CAPACIDADE

LEGITIMIDADE

EFICÁCIA

Qualificações

Estruturas

Sistemas

Recursos

Visão

Disposição

Confiança e respeito mútuos

Alinhamento

Eficiência

Resultado ótimos


Conclusão: Para se obter um clima de confiança as empresas precisam compor um relacionamento claro entre as pessoas, devem possuir uma visão sistêmica do mundo, ter uma comunicação eficaz, uma cultura corporativa definida e deve estar totalmente comprometida com sua visão estratégica.

OPINIÃO FINAL


Eu vejo uma ligação entre os três artigos textos, é a definição de que uma empresa não precisa de muito para obter sucesso, basta compreender o universo de seu negócio e tratar bem essa relação, não agredindo os princípios básicos de si e das pessoas que formam a comunidade, envolvendo-as, informando-as adequadamente. As grandes empresas citadas no livro “Feitas para Durar” tinham um cultura organizacional voltada para a moral e para a ética, contudo também sabiam criar um clima de confiança – baseado na legitimidade, capacidade e eficácia, e foi isto as levou a sobreviverem a todo tipos de obstáculos.


Obrigado,

Obrigado por ler esta materia!

lauroprado@pisa.com.br

image29.gif