Make your own free website on Tripod.com
Serie Empresarial

Home

Serie Empresarial
LJP E-Zine


A e-Zine sobre Gestao Empresarial

CV

DIGI-TRANSFORMAÇÃO

13 de Dezembro de 2000
Lauro Jorge do Prado

O assunto que vamos ver hoje é voltado para todas as empresas, não importa se é da dita "nova economia" ou da "velha economia".
Basicamente o que afirmo são algumas das muitas regras essenciais que regem a "nova economia" que mesmo não sendo direcionadas totalmente, servem de alerta para as empresas tradicionais.
O Avanço da tecnologia de informação, mais especificamente o advento da internet, nos trouxe mudanças drásticas na forma de conceber e realizar negócios, transformando assim alguns paradigmas. Esses modelos de gestão estão sendo digi-transformados, vejamos alguns deles:

Onde está o maior valor?

Cada vez o valor da empresa é encontrado em coisas intangíveis como: idéias, agregação estratégica de recursos de informação, pessoas, etc., mostrando que os recursos tangíveis estão cedendo espaço.

A distância.

A distância desapareceu, agora temos o mundo como mercado, o nosso concorrente pode estar do outro lado do planeta, portanto está se potencializando as ameaças e as oportunidades.

O tempo.

O tempo em que as coisas se realizam é fantasticamente rápido, o mundo está interligado pela teia dos negócios e temos que nos adaptar ao mercado em tempo real, temos que conviver com uma cultura de mudanças constantes e de respostas rápidas e de reestruturação de nosso produtos e processos para ficar sempre a frente do concorrente

Pessoas.

As pessoas são o ativo mais precioso nas empresas, mesmo assim não tem seu valor expresso ou registrado no patrimônio da empresa. São as pessoas a fonte das idéias para criar novos modelos de negócios, gerar novas tecnologias, e principalmente, a empresa é formada por pessoas, não o contrário
.

Produtos.

Os produtos hoje não estão em endereços fixos, estão na prateleira da WWW, e isto refaz a nossa concepção de espaço físico, a WWW não tem limite.

Informação.

A informação é mais fácil de trabalhar que a matéria(bem físico), ela está contida em todo bem e serviço e se transforma cada vez mais em valor adicionado à empresa. Porém o consumidor , usando da informação exige cada vez mais o produto e/ou serviço personalizado e com sua cara.


Os pontos acima são apenas alguns dos muitos que são citados por especialistas em negócios, porém bastam estes poucos para que sirvam como reflexão para que os gestores e empreendedores conheçam , reflitam e usem informações como estas para sua próxima revisão do plano estratégico.

Obrigado por ler esta materia!

lauroprado@pisa.com.br

image29.gif