Make your own free website on Tripod.com
Serie Empresarial

Home

Serie Empresarial
e-Zine da Gestão


A e-Zine sobre Gestao Empresarial

CV

10 de Janeiro de 2001
Lauro Jorge do Prado

Grande parte das empresas estão com o foco voltado para seus processos operacionais, tratando somente do dia-a-dia, esquecem de dedicar esforços para formar uma boa base para competir no futuro, a esse esforço dá-se o nome de Raciocínio Estratégico.

Segundo Philip Kotler e Gary Armstrong no livro "Princípios de Marketing" o Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela orçamentação, visando maior grau de interação com o ambiente.

Ter um Plano Estratégico definido abordando os aspectos internos e externos da organização, enfatizando o ambiente onde está inserida, com um bom e fundamentado plano de marketing, darão bases para identificação das competências específicas, que prepararão a empresa para competir no futuro.

Não existe uma receita única para elaborar e documentar um plano estratégico, porém deixo abaixo um roteiro resumido em forma de macro definições, além de como dar corpo a um plano estratégico. Lógico que além disto há muitos mais a fazer, tais como: estudo de fundamentação teórica, definição de ferramentas, estudo sobre a cultura interna da empresa, etc.

Visão Geral da Empresa

A visão da empresa constitui uma oportunidade de fazer observações importantes sobre a natureza de seu negócio. Na visão geral, discutiremos o setor, clientes, e produtos e serviços que ofereceremos ou o que planejaremos desenvolver. Embora devamos tentar incluir a história e as principais atividades de nossa empresa na visão geral, devemos reservar os detalhes para depois.

Para desenvolver este tipo de visão geral da empresa, devemos utilizar com base vários documentos de planejamento importantes inclusive:

Declaração de missão: Uma declaração do propósito de nossa empresa, definindo o que ela faz e o que ela não faz.
Metas e objetivos: Uma lista com todas as principais metas que definimos para a empresa, juntamente com os objetivos que precisa alcançar para cumprir essas metas.
Declaração de valores: Um conjunto de crenças e princípios que guiam as ações e atividades de nossa empresa.
Declaração de Visão: Uma ou duas frases que anunciam onde nossa empresa quer chegar ou traçar um quadro amplo do futuro que nós desejamos para a empresa.

Ambiente do Negócio

A parte do plano que trata do ambiente do nosso negócio deve abranger todos os aspectos importantes da situação de nossa empresa que não estão sob controle imediato, incluindo a natureza do setor, a direção do mercado e a intensidade da concorrência. Nós devemos analisar detalhadamente cada uma dessas áreas, a fim de criar listas das oportunidades oferecidas pelo ambiente de negócio e dos riscos enfrentados por nossa empresa. Com base nessas observações, nós poderemos descrever o que é preciso para ser uma empresa de sucesso.

Descrição da Empresa

A descrição da empresa analisa mais detalhadamente o que ela tem a oferecer. A descrição deve incluir informações sobre a gerência, organização, novas tecnologias, seus produtos e serviços, operações da empresa e potencial de marketing - em suma, tudo de especial que nós oferecemos ao setor.

Estratégia da Empresa

A parte sobre estratégia da empresa reúne o que nós sabemos sobre o ambiente de nosso negócio e sobre a nosso empresa, a fim de desenvolver nossas projeções para o futuro.
Precisaremos de tempo para mapear as estratégias básicas para abordar os principais componentes do nosso negócio, entre quais setor, mercados e a concorrência.

Plano Financeiro

Nossa analise financeira abrange a posição que a nossa empresa ocupa hoje e a que espera ocupar no futuro.

Deveremos incluir demonstrativos financeiros básicos, como:

Demonstrativo de Resultados
Balanço Patrimonial
Demonstrativo de Fluxo de Caixa
Análise de Tesouraria.

Plano de Ação

Nosso plano de ação descreve como nós pretendemos colocar em prática nosso plano estratégico. Esta parte deve indicar mudanças propostas na gerência ou na própria organização, bem como novas políticas e procedimentos que esperamos adotar. Nós devemos incluir também possíveis habilidades adicionais que nós, nossos gerentes e funcionários talvez precisem adquirir para que o plano funcione.


Etapas do Plano Estratégico
CONCEITO

Visão

O que se idealiza para a empresa

Negócio

Âmbito de atuação da empresa

Missão

Papel desempenhado pela empresa em seu negócio

Princípios

Balizamento para o processo decisório e para o comportamento da empresa no cumprimento de sua missão

 

 

 

 

Análise
ao Ambiente

Processo de identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam a empresa no cumprimento de sua missão

Oportunidades
Situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la positivamente

Ameaças
Situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afetá-la negativamente

Forças
Características da empresa, tangíveis ou não, que influenciam positivamente se desempenho

Fraquezas
Características da empresa, tangíveis ou não, que influenciam negativamente seu desempenho

Objetivos

Resultados quantitativos e/ou qualitativos que a empresa precisa alcançar, em prazo determinado no contexto de seu ambiente, para cumprir sua missão

Estratégia

O que a empresa decide fazer, considerando o ambiente, para atingir os objetivos, respeitando os princípios, visando cumprir a missão no negócio.

Conclusão

O objetivo de um plano estratégico é propor ações e inovações para gerir o futuro da empresa, deve compor uma metodologia de sustentação e embasamento teórico para a estratégia e para o plano de marketing, dever refletir a realidade atual, vislumbrar o futuro, romper as limitações, reforçar as competências essenciais, e etc. Através da análise dos dados combinados com a metodologia a empresa deverá implementar o plano estratégico como forma de certificar que os resultados esperados serão atingidos.

.By LJP

Obrigado por ler esta materia!

lauroprado@pisa.com.br

image29.gif